quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como fui arrebatado pelo teatro - por Ney Piacentini

Eu cursava a Universidade Federal de Santa Catarina, não lembro se era o curso de Engenharia Civil ou o de Psicologia e aí vi uma plaquinha anunciando "curso de teatro" e fui ver o que era. Fora do curso da UFSC eu era ligado em basquete e fazia parte da seleção universitária.
 

Mas depois daquele plaquinha sobre teatro, já são quase 35 anos de profissão, cheia de percalços e alegrias.

Ney Piacentini é ator



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Farol - Voz com Renata Ferreira


Por que a água faz bem para a voz?

A água hidrata o organismo, inclusive as pregas vocais, fazendo com que vibrem em melhores condições,  de forma mais solta, com menos esforço.

Quando estamos desidratados, temos mais dificuldades para manter o controle da voz e geralmente fazemos mais esforço.

Sentimos mais vontade de beber água quando estamos gripados e dormimos de boca aberta, já que ocorre ressecamento acentuado. Além disso, a maior hidratação também é necessária pra combater vários fatores que roubam a umidade do aparelho fonador, como as condições ambientais, ar condicionado, fumo, álcool, cafeína e alguns medicamentos.

O ideal é ingerir dois litros a dois litros e meia de água por dia, especialmente antes e durante a atuação profissional. Essa quantidade sugerida tem o objetivo de garantir a reposição das perdas pela urina e pela transpiração. Chá de frutas , sucos e bebidas isotônicas também podem ser utilizados.

Para verificar se o seu nível de hidratação está adequado, observe alguns sinais como a coloração da urina que deve estar praticamente transparente, pigarro persistente, saliva grossa e esforço pra falar.

Outra dica caso você sinta a boca seca no momento que está falando, é dar pequenas mordidas na ponta da língua , pois aumenta a salivação e contribui para a hidratação do trato vocal.

PRECISANDO DE AUXÍLIO COM A VOZ? 
CONTATE A PROFISSIONAL:
:: Renata Dall'Agnol Ferreira ::
Canto e Voz
Fonoaudióloga - Crfa 18492 / SP
Professora de Canto e Técnica Vocal
Certificada Somatic Voicework ™ - The LoVetri Method
55.11.99904.5878
55.11.5505.6952


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Como fui arrebatado pelo teatro - por Carlo Briani

A primeira coisa que me vem na cabeça é o cheiro de mofo do palco do teatro do sesc de Bauru em 1971... eu comecei lá, fazendo um curso de teatro amador chamado Gruta.. comecei por curiosidade, que se transformou numa paixao com a primeira montagem que era uma criação coletiva sobre a musica “Nothing is gone a change my world...” e numa epoca de repressão de vontade de falar.. adolescencia ... etc etc .. foi o terreno fertil para me decidir a continuar nesta estrada.. depois veio o teatro da Accademia de Roma e aí foi de vez ... o virus do teatro me pegou definitivamente... e o que me impressionava... era encontrar o mesmo cheiro de mofo em todos os velhos palcos..
Sempre o mesmo !! maravilhoso e sedutor !!

Carlo Briani é ator

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Farol - Nutrição com Renata Belarmino

 “Respira devagar e solta...”

    Uma das primeiras coisas que aprendemos com exercícios de respiração, é controlar a Ansiedade. Você sabia que a alimentação pode influenciar no nível de ansiedade?

  Para algumas pessoas a válvula de escape para este “mal” é justamente nos alimentos, quase sempre mais calóricos e pobres nutricionalmente. O grande problema é que comer descontroladamente pode trazer malefícios para saúde, tais como aumento do colesterol, ganho de peso, irritabilidade, cansaço e queda no rendimento. Tudo o que não queremos tanto na vida, quanto na arte.
    Permanecer em jejum por longos períodos também é prejudicial e só potencializa a ansiedade, uma vez que diminui os níveis de açúcar no sangue causando tontura, mal estar e cansaço.
    Existem alimentos que podem elevar ou baixar esses níveis, então precisamos cuidar tanto dos nossos hábitos alimentares, como hábitos de vida. A cafeína e o álcool, por exemplo, são alimentos que elevam esta ansiedade.
    Então que tal começarmos hoje a controlar em 3, 2, 1?!?!
- Consuma alimentos integrais que ajudam no controle da glicemia, ou como conhecemos o açúcar do sangue.
- Frutas e verduras são muito bem vindas, além das fibras contém nutrientes que ajudam no controle da ansiedade, irritabilidade e estresse.
- Consuma alimentos fontes de cálcio, tais como leite, queijos e iogurtes. Ideal consumir desnatados, queijos brancos, para não termos ganho de peso e de quebra ainda diminuímos a ansiedade.
- Peixes e frutos do mar também são essenciais. Esses alimentos contêm Zinco e selênio que aumentam a disposição e diminuem a ansiedade.
- Consuma açúcar com moderação.
    Pratique atividade física, exercício físico e bons hábitos alimentares serão seus aliados. Entrar em cena depois de ter tido esses cuidados será bem mais fácil. E como não pode faltar: “ Merda pra nós!”

Renata Belarmino
Atriz, Nutricionista e Personal Diet CRN 35113/P

Quer um plano nutricional especialmente para você? Consulte através do email: renatabelarmino@yahoo.com.br