sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Como fui arrebatada pelo teatro - por Nica Bomfim


A atriz como Dona Nenem, na novela
Além do Tempo (TV Globo)
Eu fui ao teatro desde muito pequena, antes do que posso lembrar. Minha mãe era jornalista e ganhava ingressos para todas as peças, sobretudo as do Tablado. Eu adorava e tentava fazer em casa, ensaiando meus irmãos,  primos e até a babá. 

Improvisava cenário, figurinos, cortina, arrumava as cadeiras para a plateia e convidava a família. 

Mas esse meu elenco era muito indisciplinado e o público ria mais dos erros do que das piadas! 

Participava das peças no colégio e nas bandeirantes,  mas só de brincadeira. Nunca havia me passado pela cabeça fazer disso profissão.  Me preparava seriamente para cursar Matemática,  minha paixão! 

Até que, no ano do vestibular, uma amiga (a atriz Xuxa Lopes) estava ensaiando sua primeira peça profissional  - "Rudá", um elenco jovem, dirigido pelo José Wilker. Comecei a assistir aos ensaios e me tornei uma "rudete". Convivendo naqueles bastidores, mergulhada na magia do teatro, entendi que não queria sair de lá nunca mais! Então me matriculei, na moita, no curso preparatório da Escola de Teatro Martins Pena. No final do ano, fiz as duas provas : Matemática  e Teatro. Passei nas duas. No ano seguinte, já cursando, deixei a Matemática para trás e fiquei só com o Teatro...

Mas continuo amando os números e a lógica; estou sempre brincando com eles! E brincando de "faz de conta", seja no palco ou diante das câmeras.  E brincando de bonecos, porque também sou artesã - faço peças em papelagem e papel-machê. E brincando na internet, onde lanço desafios, tendo bonecos como prêmio. Resumindo: minha verdadeira vocação é brincar!

Nica Bomfim é atriz e artesã



Nenhum comentário: